O que são esmaltes 3free e 5free?

As mulheres não resistem à unhas sempre bem feitas e com diferentes tonalidades, mas as famosas alergias parecem fazer o desejo de mudar a cor dos esmaltes toda semana, ir por água abaixo. Para evitar que o público feminino sofra com constantes reações ao colorir as unhas, os esmaltes começaram a abrir mão de algumas substâncias, criando as novas fórmulas batizadas de 3free e 5free.

esmaltes-unhas-3free-sem-alergia.jpg

Quem presta atenção nos rótulos de esmaltes já deve ter se deparado com essas informações nos vidrinhos. Mas afinal, o que isso significa? Significa que o esmalte é livre de substâncias que podem causar alergia: No esmalte 3 free, como o nome já diz, é livre de 3 substâncias muito comuns nas fórmulas dos esmaltes: tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP). Já o 5 free, além de ser livre desses três componentes, também não conta com resina e cânfora.
 

Trio de ingredientes pode causar diversas alergias

Se ao pintar as unhas você começa a perceber algumas irritações, como inchaços nos olhos, coceira no pescoço, mãos, rosto e cutículas ou vermelhidão pode ser um sinal de que está desenvolvendo uma alergia a algumas das substâncias presentes no produto. Antes de se desesperar e parar de frequentar a manicure, vale começar a usar sem medo, os tão falados esmaltes "3 free" e “5free”.

Em pessoas alérgicas, a recidiva no uso destas substâncias gera um quadro de dermatite cada vez mais intenso, podendo se manifestar tanto próximo a unha como longe dela. As dermatites de contato se manifestam por vermelhidões, inchaços e descamações ao redor da unha ou à distancia, sendo os principais locais as pálpebras e a face interna dos braços. Algumas vezes podem surgir placas vermelhas e inchadas (urticárias) em qualquer parte do corpo. Quanto mais vezes houver exposição, maior a chance de ocorrer alergia.
 

Qual o benefício do esmalte 5free?

Seguindo a mesma linha do já consolidado esmalte 3free, o nome 5free indica que o cosmético é livre de cinco substâncias muito comuns nas fórmulas dos esmaltes: tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora. As duas últimas substâncias ainda podem ser encontradas nas fórmulas de esmalte 3free por exercerem importantes funções na esmaltação, como fixar o produto nas unhas e dar mais brilho. A composição, no entanto, é também uma grande vilã para as alergias, desencadeando reações como irritação, coceira nas mãos e pescoço ou vermelhidão.

O esmalte 5free contêm menos substâncias alergênicas, sendo mais indicado para pessoas sensíveis. Apesar de menos agressivos, as substâncias resina de formaldeído e cânfora também causam reações alérgicas, como alergias locais ao redor da unha e nela própria e à distância, como na face.
 

Grande diferença entre o 5free e o 3free

A principal diferença entre o esmalte 5free e o já conhecido 3free é a retirada da resina de formaldeído e da cânfora, minimizando ainda mais o risco de desencadear reações alérgicas. Enquanto o primeiro é responsável por fortalecer as unhas, aumentando também a adesão e brilho do esmalte, o segundo é usado como plastificante. Por mais inofensivas que pareçam, o uso excessivo dessas duas substâncias pode gerar um quadro de dermatite cada vez mais intenso, podendo se manifestar tanto próximo a unha como longe dela, já que essas duas substâncias podem ser prejudiciais a saúde: o formol pelo potencial de irritação e de sensibilização e alergia, e a cânfora pelo efeito tóxico e por ser proibida durante a gestação.

Em casos de reações mais intensas, no entanto, é sempre importante contar com a orientação de um médico especializado, que vai indicar os melhores produtos a serem usados. Deve-se procurar um dermatologista para identificar e tratar o problema. Se o paciente não buscar logo o tratamento, pode desenvolver um quadro crônico em que a pele fica mais grossa e escura.

São várias as marcas que já aderiram aos esmaltes hipoalergênicos. E você? Experimente e dê adeus às alergias nas unhas.

Pele Dermatologia