Gravidez x Cabelos

Cabelo reluzente, lindo e volumoso não é vantagem apenas de quem acabou de sair do salão. É, sim, uma espécie de privilégio natural de muitas grávidas. A explicação está nos hormônios femininos. Durante a gestação, o estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e afetam os folículos capilares, causando uma verdadeira revolução no comportamento dos fios. A oleosidade e a queda diminuem, já que estão associadas aos hormônios masculinos e esses, por sua vez, sofrem uma redução. Por isso, nesse período, a mulher tende a ficar com fios mais sadios e bonitos.

bndgngn.JPG

O crescimento do cabelo humano é geneticamente determinado e envolve uma sequência de modificações dos folículos pilosos chamada de CICLO CAPILAR. Esse ciclo tem três fases bem determinadas:

  1. Fase de crescimento que dura de 2 a 6 anos e 85% dos nossos fios estão nesta etapa;
  2. Fase de regressão, que engloba menos de 1% dos fios;
  3. Fase de repouso, dura em torno de 3 meses e contém cerca de 10 a 15% dos cabelos.

Agora, uma boa notícia: durante a gravidez, as alterações hormonais aumentam a porcentagem dos folículos na fase de crescimento para até 95%! Por isso, é tão comum ouvir falar que cabelo de grávida fica mais bonito e cresce mais rápido. É verdade! E as gravidas que sofrem de calvície feminina, podem ficar mais tranquilas em ter que parar o tratamento temporariamente, porque esse problema estaciona e até melhora durante a gestação.

Agora vem a parte ruim…depois do parto a quantidade de fios na fase de repouso que deveria ser em torno de 13% passa para até 35%!!! Resultado: queda de cabelo.

O desprendimento dos fios começa entre o segundo e o sexto mês, podendo durar entre três meses e um ano. Alguns estudos mostram que isso acontece devido a uma baixa do estradiol e da tiroxina (hormônio da tireóide), e a reposição de doses baixas desses hormônios poderia reverter a queda. A suplementação de vitaminas como a biotina também pode ajudar, havendo algumas correntes que já defendem o início da reposição já no final da gravidez. Finalmente, após o nascimento do bebê, ainda podemos associar ao tratamento, um remédio tópico chamado minoxidil, pois ele é liberado pela Academia Americana de Pediatria mesmo durante a amamentação.

Ou seja, durante a gestação, aproveite a cabeleira volumosa e bonita. E, caso sinta que há algo errado na queda dos fios, procure o seu dermatologista para aplicar o melhor procedimento para você.

Pele Dermatologia