Queda de cabelo

É comum, muitas mulheres e homens se perguntarem se a queda dos fios é normal. E sim, é algo normal e faz parte do ciclo que os fios passam ao longo da vida: crescimento, estabilização, descanso e queda. Este é um processo que ocorre a cada 2 anos, aproximadamente. Mas, como avaliar se sua queda é normal ou anormal? É importante saber que todas as pessoas tem um padrão normal de queda. Algumas pessoas possuem um número maior de fios que caem naturalmente por dia, e outras não.
 

Como saber quando a queda está exagerada?

O normal é caírem até 100 fios de cabelo por dia. Não é preciso contar, mas é importante observar se eles estão aparecendo em todo lugar da casa, no travesseiro, no carro e, principalmente, se começam a surgir leves falhas no couro cabeludo (a chamada rarefação capilar progressiva), ou mesmo quando a pessoa passa a mão no cabelo e vê que ele cai em quantidade além de 3 fios, por exemplo. Nesse caso, procure um dermatologista para avaliar o quadro e orientar o melhor tratamento. Mas, calma! Não entre em desespero: os tratamentos estão cada vez mais eficientes e as situações, quando identificadas em fase inicial, tem altas taxas de reversão.

Diabetes-e-Queda-de-Cabelo_1.jpg

Quais são as principais causas?

Várias. Predisposição genética, oleosidade excessiva do couro cabeludo, doenças que afetam a área, como dermatite seborreica (que pode se manifestar na forma de caspa) e psoríase, ou o corpo todo, como anemia, distúrbios da tireoide e câncer. Alterações hormonais também podem prejudicar o cabelo, assim como perda de peso radical e stress. A tensão aumenta a oleosidade do couro cabeludo, e o clima também influencia: no inverno, por causa da água quente do banho e da desidratação natural, a perda de fios pode piorar.
 

A alimentação interfere?

Sim. O fio de cabelo é como se fosse uma parte viva de você, já que ele está ligado a umaraiz que o mantém sempre nutrido. A anemia por falta de ferro é uma das causas mais importantes de queda de cabelo. Além do sangramento menstrual exagerado, outra explicação comum para ela é a má ingestão de alimentos ricos no mineral: fígado, carne vermelha, frango, peixe, ostra e frutos do mar. Leguminosas (feijão, lentilha) e vegetais de folhas verde-escuras também fornecem ferro, mas a absorção é difícil. Quem vive de dieta é mais vulnerável, pois, às vezes, falta critério na hora de excluir os alimentos do cardápio.
 

Alguns tratamentos

TERAPIA CAPILAR A LASER (FOTONA):

O procedimento mais moderno para estimular o crescimento dos fios é o Erbium Glass Laser 1550nm, uma aplicação de laser que evita a queda e estimula o crescimento de cabelo. O laser provoca uma alteração no ciclo de crescimento capilar, fazendo com que as células que estavam na fase inativa passem para a fase de crescimento ativo (anágena) com aumento substancial do crescimento capilar.

  • Frequência: 15 dias (em média)

  • Tempo de procedimento: 30 min

IMG_5651.jpg

MICROAGULHAMENTO

O microagulhamento é um tratamento médico que visa estimular e induzir a formação de colágeno. É Usado no tratamento capilar, sendo indicado para várias causas de alopecias. É recomendado o intervalo de no mínimo 30 dias entre as sessões de microagulhamento.
 

MESOTERAPIA OU INTRADERMOTERAPIA CAPILAR

Procedimento para melhorar a calvície e a queda de cabelo no qual é injetado medicação no couro cabeludo. Podem ser usadas diversas substâncias no próprio couro cabeludo.

Vale salientar que é um procedimento que complementa as demais tratamentos, com a finalidade de melhorar os resultados e restaurar o equilíbrio do ciclo capilar.

Dentre estes tratamentos, a combinação de intradermoterapia com o laser fracionado está dando ótimos resultados.

Pode ser usado em homens e mulheres e geralmente são indicadas 10 sessões de intradermoterapia com 6 sessões de laser fracionado, com intervalo de 15 dias entre as sessões de intradermoterapia e 30 dias entre as sessões de laser fracionado.
 

FRAXEL

O Fraxel® é um laser fracionado, não ablativo, utilizado no tratamento de calvície e outros tipos de queda capilar.

Ele age no bulbo do fio, através de fototermólise seletiva, estimulando-o a entrar em fase de crescimento mais precocemente, além de promover aumento do fluxo sanguíneo local e estimular fatores de crescimento e citocinas.

  • Frequência Couro Cabeludo: 15 dias

  • Tempo de procedimento 15 min (em torno);

O fato é que não dá para saber exatamente de onde vem o problema. Por isso, o ideal é consultar um dermatologista para indicar o melhor tratamento para você. Só um médico é capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado.

Pele Dermatologia