Efeito esponja

Quem não resiste à praia, piscina e programas ao ar livre no verão provavelmente sabe que é preciso se hidratar constantemente durante as altas temperaturas para não passar mal. Além do que, manter nossa pele bonita costuma ser a prioridade número um de nossos cuidados pessoais. Mas, quanto gastamos em produtos e cremes comerciais? A realidade é que hidratar seu corpo não precisa ser tão caro.

Você mesma pode obter toda a água que seu organismo requer para ter uma pele saudável e umectada. Basta aproveitar o que você tem na sua geladeira.

Reforçar a hidratação com frutas é sempre uma ótima pedida para quem não é muito fã de beber água – além de serem deliciosas e ajudar a repor sais mineirais, é possível fazer receitas em casa de picolés, saladas, vitaminas e muito mais.

As que possuem maior teor de água são: melancia, morango, ameixa, abacaxi, melão, acerola, limão e laranja. Consumir as frutas in natura é a melhor opção, já que sem ir ao fogo elas mantém seus nutrientes e teor de água.

limao.jpg

O limão está entre as melhores frutas para hidratar seu corpo.

Por serem ricos em cálcio, vitamina C e magnésio, ajudam a melhorar e realçar a função do sistema imunológico. Os limões também limpam o sistema digestivo e o sistema circulatório.

  • Por serem ricos em vitamina C e antioxidantes, ajudam a endurecer e tonificar nossas células e pele.

  • Combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele.

Para obter seus benefícios basta beber um copo de água combinado com o suco de um limão.

melancia.jpg

A melância é uma das frutas que mais ajudam a desintoxicar e hidratar seu corpo. É rica em vitamina C, vitamina A, potássio e magnésio, por isso não só elimina a desidratação mas, além disso, oferece nutrientes.

Consumir 2 xícaras desta fruta pode corrigir até 40% do dano que a desidratação e o ambiente causam na pele.

morango.jpg

O morango tem 92% de líquido na sua composição. O sabor adocicado cai muito bem com saladas e sobremesas. E tem propriedades que ajudam na cicatrização da pele. Vem, verão!

ameixa.jpg

A ameixa hidrata e pode curar a prisão de ventre (que é um dos sintomas da falta de água no organismo). Faça uma geleia da fruta e acrescente sabor e fibras ao café da manhã.

beneficios-do-abacaxi_18179_l.jpg

O abacaxi também é riquíssimo em água – e um santo remédio. Rico em bromelina, ele ajuda na digestão. Tome um suco da fruta depois de almoçar.

Acerola.jpg

Além de água, a acerola é rica em vitamina C. Ela ajuda na irrigação e na oxigenação das paredes dos vasos sanguíneos da pele.

melão.jpg

O melão é composto de 90% de água e rico em vitaminas A, B, C e E, ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas.

a-laranja-e-sua-importância.jpg

A laranja possui 89,6% de água, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C (boa para ajudar a combater a gripe).

Agora que você já sabe, procure incluir essas frutas em sua lista de compras sempre que possível!

Pele Dermatologia