Hora do banho: você sabe a ordem certa de passar os produtos no cabelo?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lavar os cabelos faz parte da nossa higiene pessoal básica. Talvez, por ser algo corriqueiro na nossa vida, a gente não dê a devida atenção ao processo. No entanto, o momento da lavagem desempenha um papel fundamental na rotina de cuidados, ainda mais quando desejamos ter fios fortes, nutridos e saudáveis. Escolher bons produtos e saber a ordem de uso de cada um deles certamente vai te ajudar a manter os fios sempre saudáveis e lindos! Para não ter mais erro, listamos algumas dicas e explicamos a sequência de uso de cada produto. Confira abaixo:
 

Água na temperatura certa

A restrição da água quente já não é nenhuma novidade, pois a maioria já sabe que a alta temperatura danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho. Mas você sabia que a lavagem não deve ser feita somente com água fria? Para facilitar a retirada de oleosidade e deixar o fio mais limpinho, o ideal é que ele seja lavado com água morna. É uma temperatura meio-termo que ajuda a limpar melhor o cabelo sem ressecar ou danificar. Para dar um up no brilho, faça apenas o último enxágue com água fria, depois do cabelo totalmente limpo. Isso ajudará a fechar as escamas do fio, preservando a hidratação e aumentando o brilho.
 

A ordem dos produtos: shampoo, máscara e condicionador

Cada produto tem uma função específica, por isso a ordem correta influencia positivamente na hora da lavagem dos fios. Siga o passo a passo e entenda a função de cada um.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1) SHAMPOO: desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento. É o shampoo quem vai limpar os cabelos e abrir as cutículas para que outros produtos possam penetrar na estrutura do fio. Use o shampoo direcionado para o seu tipo de cabelo é primordial para garantir a efetividade da lavagem, por exemplo, se ele for oleoso, colorido ou com química. Concentre a aplicação do produto no couro cabeludo e deixe a espumar escorrer pelo comprimento e pontas dos fios. Isso fará com que os componentes detergentes da fórmula levem embora a sujeira sem agredir tanto a fibra capilar.

2) MÁSCARA: nutre, hidrata e repõe as proteínas que os fios perderam. Logo após o shampoo, aplique a máscara ou creme de tratamento. Ela irá restaurar e recarregar interna e externamente os fios com nutrientes. Mas antes retire o excesso de água dos cabelos para não dissolver demais o produto e reduzir sua eficácia. É importante respeitar o tempo de ação indicado pelo fabricante na embalagem do produto. Sugerimos o uso do Creme De Tratamento Seda Crescimento Saudável, que promete nutrir e reduzir a quebra dos cabelos.

3) CONDICIONADOR: sela as escamas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios. O condicionador deve ser o último a ser aplicado no momento da lavagem. Dentre suas propriedades, está a de a de fechar e selar as cutículas dos fios. Ele vem para vem para finalizar a função do shampoo e fazer uma hidratação externa nos fios. Também é responsável por dar brilho e maciez, e proteger os cabelos contra fatores externos como poluição, sol, vento, etc. Aplique o condicionador apenas do comprimento para as pontas, nunca na raiz e no couro cabeludo, deixe agir por uns minutos e depois enxágue bem. O acúmulo do produto pode gerar caspas e dermatite seborreica.
 

Quantas vezes se aplica o shampoo?

As mulheres que gostam de estar informadas sobre o universo dos cabelos já devem ter lido que é necessário aplicar o shampoo duas vezes para a limpeza total dos fios. Porém, isso não é uma regra. Depende com que frequência você lava seus cabelos. Caso lave todos os dias, ou dia sim, dia não, e os fios não sejam muito oleosos, dá para usar o shampoo apenas uma vez. Agora, se o cabelo é extremamente oleoso ou você fica mais de dois dias sem lavar, o ideal é que o shampoo seja aplicado duas vezes, para limpar bem.
 

A quantidade correta

  • Cabelos longos e/ou volumosos: dois pumps de shampoo para cada lavagem.

  • Cabelos médios: um pump para cada lavagem.

  • Cabelos curtos: um pump para cada lavagem.

Lembrando que não adianta colocar meio litro de shampoo na mão e aplicar no cabelo, isso não vai fazê-lo ficar mais limpo. Ao contrário, só vai causar acúmulo de produto e deixar seu cabelo pesado, cheio de resíduos e sem vida.
 

Aplicação da máscara

O ato de aplicar a máscara durante o banho é muito comum, mas tem seus pontos negativos, pois o produto é diluído e perde sua eficiência. Confira a forma ideal de aplicá-la.

  1. Retire o excesso de água do cabelo com uma toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios;
  2. Desembarace os fios com um pente largo;
  3. Aplique a máscara e deixe agir por cinco minutos;
  4. Enxágue.

Evite colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto, de preferência, use um pincel de coloração bem limpo. Se você não tem, use uma colherzinha ou espátula para retirar a máscara e aplique com as mãos bem limpas. Isso tudo evita que ela seja contaminada por bactérias ou altere seu pH e fórmula.
 

Aplicação do condicionador

O condicionador não deve ser aplicado na raiz, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo favorece o aumento de oleosidade. Quando excessiva, pode causar coceiras e mau cheiro, além de dermatite seborreica (caspa). Deve ser usado apenas no comprimento e pontas dos cabelos e deixar agir por, aproximadamente, três minutos. Em seguida, é preciso enxaguar bem. Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, senão ficará muito gorduroso e com tendência à caspa e a adesão de partículas invisíveis que removem o brilho do cabelo.

Pronto! Agora você já pode aproveitar todas as dicas para deixar seus cabelos limpos e saudáveis.

Pele Dermatologia