Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A porosidade capilar é o que define o quanto nosso fio consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos no cabelo. Ela pode ser alta, média ou baixa e cada uma deve ser cuidada com tratamentos específicos, como hidratação, nutrição e reconstrução. Saber o grau do problema é essencial para diagnosticar o tratamento mais adequado e, para isso, é necessário realizar um teste usando apenas alguns fios e um copo de água. Super simples! Aprenda!

Passo a passo do teste

Você só vai precisar de um copo, água e apenas um único fio. Não precisa arrancá-lo da sua cabeça! É só escovar as madeixas e pegar algum que cair durante a escovação ou até mesmo quando fica preso no acessório. É importante que seus cabelos estejam limpos no dia do teste.

Coloque o fio dentro de um copo cheio de água filtrada e espere por 10 minutos. Para identificar se sua porosidade está baixa, média ou alta, basta verificar abaixo:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

- Fio afundou no copo = alta porosidade.

- Fio não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.

- Fio boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.

Alta, média ou baixa: o tratamento para cada tipo de porosidade

Todo mundo pensa que ter a porosidade baixa é a melhor situação, mas não é bem assim. Quando o cabelo não está nada poroso é muito mais difícil a absorção da água ou de qualquer tratamento, porque as cutículas do fio estão totalmente fechadas.

O ideal mesmo é ter média porosidade, o que consideramos um cabelo saudável. Cada tipo precisa de um tratamento específico, portanto, preste atenção em nossas dicas:

Cabelo com alta porosidade: fios muito danificados e porosos precisam de reconstrução. Você pode fazer o tratamento com a máscara concentrada ou com a queratina líquida.

Cabelo com média porosidade: os fios estão saudáveis e conseguem absorver a água e os tratamentos. Para mantê-los assim, foque na nutrição. Pode ser feita com a máscara concentrada ou com uma umectação capilar caprichada.

Cabelo com baixa porosidade: quando as cutículas estão fechadíssimas, o ideal é focar na hidratação. A dica é lavar os cabelos com água morna para que as escamas se abram e ajude a penetração do produto.

E então, pronta para fazer o teste? :)

Pele Dermatologia