O uso do Roacutan

Quem sofre com problemas graves de acne, com certeza já ouviu falar do tratamento com Roacutan. Apesar de ter 40 anos de mercado, existem muitos mitos e inverdades sobre ele, muito alarmismo. Vamos explicar então do que se trata esse remédio, suas indicações, preço e efeitos colaterais. O fato é que o Roacutan salva peles! Obviamente, vale ressaltar que o remédio não deve ser comprado por conta própria (é exigida  receita azul), e um dermatologista deve ser sempre consultado.

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Quando deve ser usado?

O Roacutan® está indicado no tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata e acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores (antibióticos sistêmicos e agentes tópicos). Normalmente, os dermatologistas só o indicam em casos em que vários tratamentos mais brandos já foram tentados antes. Dificilmente um dermatologista já inicia o tratamento diretamente com ele, a não ser que seja um caso muito grave de acne. Outro ponto também importante é que o tratamento costuma ser um pouco pesado para o bolso.
 

Contraindicação do tratamento com Roacutan

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Níveis de triglicérides e colesterol altos;
  • Histórico de depressão pessoal ou na família;
  • Pós-operatório de cirurgia;
  • Alterações de exames do fígado;
  • Alergia à soja (Roacutan contém derivados do alimento);
  • Insuficiência hepática;
  • Hipervitaminose A.
     

Quais os cuidados que se deve ter durante o tratamento?

Não tomar sol, o médico pedirá que você use um protetor solar de pelo menos 30 fps. Não o desobedeça, o Roacutan deixa a pele bastante sensível e é preciso se cuidar.

Não beber, essa é séria e pode lhe trazer até problemas no fígado. Se você não quer deixar o álcool, nem comece a tomar o remédio. Pode ser uma escolha difícil, mas dói mais perder o seu dinheiro no remédio (que vai ter menos efeito) e acabar com o seu fígado.

Não tome suplementos, se você malha e toma suplementos terá de suspendê-los. Eles afetam ao pâncreas, coisa que o Roacutan também faz, e a soma dos dois pode lhe trazer graves problemas no pâncreas e também no fígado.

Não doe sangue, o tratamento poderá afetar seus glóbulos e seu plasma sanguíneo, o que fará com que seu sangue não fique próprio para doação.

Não use sabonetes esfoliantes, sua pele já estará sensível e poderá até sangrar, principalmente nos cantos da boca.
 

Consulte o seu dermatologista

Bom, agora que já desmistificamos o Roacutan para você, é hora de marcar uma consulta com seu dermatologista não é verdade? Somente um profissional poderá dizer se sua acne realmente precisa do uso do Roacutan ou se existem outros procedimentos mais brandos que podem resolver seu problema. Novamente, reforçamos que as informações contidas no texto não substituem uma ida ao médico e tem caráter apenas informativo.

Pele Dermatologia