Cremes faciais

Creme hidratante, antienvelhecimento, para os olhos, protetor solar. Variedade de produtos faciais é o que não falta, e pode confundir até a mulher mais cuidadosa com a rotina de beleza. Mas qual a ordem correta para aplicação dos produtos, você sabe? Não adianta de nada investir em produtos caros e inverter a ordem de uso. Por isso, listamos a sequência certa para você. Leia a matéria e fique por dentro!

Foto: Freepik

Foto: Freepik

1. Limpeza: Gel/creme de limpeza

O rosto precisa ser  corretamente higienizado, pois assim, os ativos presentes nos cosméticos penetram melhor na pele, agindo com mais eficácia. Opte por uma loção ou creme de limpeza, caso tenha uma pele seca e sensível, e gel de limpeza ou sabonetes - regulador, se for oleosa – nesse caso, também é indicado o uso de um adstringente para a limpeza ficar completa.

2. Tonificante

A função do tônico é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e até do sabonete. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. Além disso, o tônico ajuda a remover qualquer impureza que tenha resistido à higiene facial, realizando uma limpeza ainda mais profunda.

3. Hidratante

Com a pele já limpa e fresca, é hora de ir para a aplicação do hidratante, se possível, com ação anti-idade e anti-rugas. Por conter textura fluida e alta concentração de ativos, o sérum costuma ser o mais indicado.

4. Protetor Solar

O protetor solar é o último na lista de produtos de cuidados com a pele.  O FPS mínimo recomendado, para o dia a dia, é 30. Use a versão mais apropriada para o seu tipo de pele – em gel ou sérum, se for oleosa e, se for seca e/ou sensível, em creme.

5. Maquiagem: Primer + base + corretivo

Agora sim, com a pele limpa, tonificada, hidratada e protegida, você já pode aplicar a maquiagem! Comece pelo primer ou blur, cuja função é preparar a pele e fechar os poros e, então, pode partir para a base. O corretivo, por sua vez, deve vir depois, como complemento da cobertura (para disfarçar aquilo que a base não deu conta por si só). Finalize o make (sombra, blush, iluminador) do jeito que preferir e garanta uma pele linda (e bem cuidada) até o fim do dia.

Pele Dermatologia