Celulite

Se você se queixa de ter celulites, uma coisa é fato: você não está sozinha! A celulite acomete até 98% das mulheres, mas apesar de tão comum, ainda existem muitos mitos ao seu respeito. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres. A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca. Apesar de muito comum, existem ainda muitas dúvidas e informações equivocadas a respeito de sua causa e controle. Por isso, selecionamos algumas perguntas bem frequentes entre as mulheres. Confira!

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

1) A celulite é causada por excesso de toxinas no seu corpo.

MITO. A celulite surge quando os depósitos de gordura começam a pressionar as camadas de fibras de colágeno do chamado tecido conjuntivo (camada da pele que fica acima da gordura). Estas fibras de colágeno podem ser enfraquecidas por ação de hormônios, falta de atividade física e tônus muscular, excesso de gordura localizada e má circulação. Mas a condição não é causada por presença de toxinas no organismo.

2) Mulheres têm mais celulite que os homens.

VERDADE. As mulheres tendem a acumular mais gordura nos quadris e coxas, e, além disso, tem menor quantidade de tecido de suporte para manter “tudo no lugar”.

3) Apenas mulheres acima do peso apresentam celulite.

MITO. Ela pode ou não estar associada à obesidade. Apesar de surgir também em mulheres magras, a celulite tem seu aspecto piorado com o sobrepeso, uma vez que o aumento das células gordurosas comprime os vasos sanguíneos e linfáticos gerando inchaço e fibrose.

4) Beber água ajuda o quadro.

VERDADE. Além disso, adicione em sua rotina alimentos com alta quantidade de água, como tomate, pepino e rabanete.

5) Refrigerante piora a celulite.

VERDADE. As bebidas gaseificadas comumente apresentam alta quantidade de sódio causando retenção de líquidos.

6) Cremes anticelulite tem boa ação no problema.

MITO. A penetração destes produtos é muito restrita e não consegue alcançar a camada de gordura, onde está o problema. O que ocorre é uma melhora da textura e qualidade da pele apenas. Em estudos os cremes contendo retinóides mostraram efeito temporário nas áreas de celulite pela sua capacidade de aumentar as fibras colágenas, dando maior força a pele.

7) O consumo de sal deve ser reduzido.

VERDADE. A ingesta excessiva de sódio leva a retenção hídrica. Diminua o sal no preparo dos alimentos e reduza também a ingestão de alimentos processados, industrializados, enlatados, embutidos e em conserva.

8) Alguns alimentos podem ajudar no tratamento.

VERDADE. Alimentação saudável e rica em fibras e alimentos antioxidantes é capaz de reduzir a inflamação no seu organismo.

9) Tende a ficar pior com a idade.

VERDADE. Com o passar dos anos as mulheres diminuem a produção do estrogênio que tem papel na manutenção da parede dos vasos sanguíneos. Menos estrogênio é igual a pior circulação e menor produção de fibras colágenas, levando a uma deterioração do tecido conectivo envelhecido.

10) Existe uma tendência familiar.

VERDADE. Se sua mãe e avó tem celulite, você tem maiores chances de desenvolvê-la. Porém a genética é apenas uma pequena parte de todo um somatório de eventos no surgimento da celulite.

Pele Dermatologia