Pele negra

Existe uma grande diferença nos cuidados com a pele muito branca, branca, morena e negra. Acontece que existem muitos mitos sobre todos esses tons de pele. No geral a pele negra é mais forte, tem mais resistência quanto a sinais da idade e não encontra muito problema quando fica no sol, ela não sofre tanto. Mas é importante conhecer sobre a sua pele e saber sobre o que, de fato, é verdade ou não. Muita gente acha que, por a pele negra ter mais melanina, ela não precisa de tanta proteção, por exemplo. Mas aí que mora um grande erro, pois se você não cuidar da sua pele da forma certa ela corre o risco de desenvolver doenças. Pensando nisso resolvemos desvendar alguns mitos sobre a pele negra para que você não perca tempo fazendo algo que não fará diferença ou pior, que pode prejudicar sua pele. Confira!

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

1) Não é necessário usar filtro solar – Mito

A proteção solar é imprescindível para qualquer tipo de pele. A pele negra não fica de fora! Ainda que não sofra tanto e não fique vermelha quando exposta ao sol, é importantíssimo passar o filtro solar, pois a pele negra tem predisposição à hiperpigmentação, além disso também pode desenvolver tumores.

Em caso de pele negra o ideal é a proteção solar de fator 30, ela vai proteger contra a degeneração do DNA das células e deve ser usada todos os dias, não só quando for a praia, ao clube ou lugares com muito sol. A proteção precisa ser diária para que não exista nenhum risco à saúde.

2) Pessoas de pele negra não têm câncer de pele – Mito

Como dito acima, é importante passar o filtro solar para prevenir os problemas de pele. Apesar das pessoas de pele negra terem maior proteção contra os raios ultra-violetas o câncer de pele também pode aparecer na pele escura da mesma forma que na branca.

3) Pele negra envelhece devagar – Verdade

A pele negra é mais resistente ao envelhecimento, ela possui mais colágeno e menor grau de flacidez, isso tudo em conjunto ajuda a pele a manter mais forte, sem rugas e sinais de envelhecimento por mais tempo. Isso não é mito, mas mesmo assim é preciso ter alguns cuidados, pois ela, claro, vai envelhecer.

Com o tempo você pode começar a passar creme específico para o contorno dos olhos, isso vai ajudar a evitar as bolsas debaixo dos olhos e rugas na região. Você também não pode dormir de maquiagem, nunca faça isso. É interessante também começar a usar creme com vitamina C e ácido hialurônico, eles são bons aliados e agem contra o envelhecimento da pele, eles previnem rugas e manchas na pele.

4) Pele oleosa envelhece mais devagar – Verdade

A pele oleosa tem mais resistência a ação dos raios ultravioleta do sol e sofre bem menos com os efeitos dele. A pele negra geralmente é mais oleosa, por isso aparecem mais cravos e acne. Nesse caso você precisa ficar atenta e tentar regular a oleosidade da pele, procure um dermatologista e descubra quais produtos vão ajudar a minimizar a oleosidade da pele, você não precisa tirar toda a oleosidade, mas controlar para diminuir a acne e cravo.

Já falamos aqui que a pele negra tem mais facilidade para manchar, se você tem pele oleosa as manchas podem aparecer se você não cuidar. Por isso crie o hábito de lavar o rosto duas vezes ao dia usando sabonetes indicados para pele oleosa.

5) Não precisa de tanta hidratação – Mito

A pele negra geralmente tem a epiderme mais espessa, por causa disso é mais resistente a agressões externas. Mas da mesma forma que isso ajuda, ele também atrapalha, com a epiderme mais espessa a proteção natural dificulta a hidratação e a absorção dela. Quando isso acontece a pele fica mais ressecada e surgem manchas esbranquiçadas.

É por isso que a pele negra precisa de hidratação como todas as outras. A hidratação deve ser diária, tanto no rosto como no corpo e principalmente nas regiões como joelhos e cotovelos.

6) Banhos quentes prejudicam a pele negra – Verdade

A água quente deve ser evitada por todas as pessoas, principalmente os banhos longos e muito quentes. Evite também o uso de buchas e esfoliantes que podem agredir demais a pele.

7) Pele negra tem tendência a foliculite – Verdade

Já falamos sobre a foliculite aqui, se você está com o problema ou ficou curioso para conhecer um pouco sobre a foliculite não deixe de ler esse artigo. Quando a pele é mais oleosa e tem pelos encaracolados existe uma maior tendência a aparecer a foliculite. Para evitar esse tipo de problema e as manchas que podem aparecer junto delas é necessário fazer uma esfoliação semanal na pele, tanto do rosto como do corpo.

8) Posso fazer tratamentos estéticos sem problema – Mito

É sempre importante tomar cuidado com os tratamentos estéticos realizados na pele negra, principalmente os mais agressivos. Você pode fazer uma limpeza de pele, mas ela deve ser feita com cautela e delicadeza para que os produtos não causem problemas na pele.

Sempre que você tiver dúvidas sobre algum procedimento ou mesmo sobre o que passar na sua pele, procure o seu dermatologista. Lembrando que também é bastante importante realizar exames periódicos para prevenção de diversas doenças. Ligue (81)33261828 e agende a sua consulta na Clínica Pele.