Dezembro Laranja

Todos os anos, 176 mil novos casos de câncer da pele surgem no Brasil. Os dados vindos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) servem como um alerta para a prevenção da doença. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sempre atenta a esse alto índice, criou em 2014 a campanha Dezembro Laranja e, desde então, vem conscientizando sobre a prevenção e cuidado contra o câncer da pele. Você já ouviu falar nesse movimento? Leia e fique por do tema!

dezembrolaranja_cover (1).png

O que é o Dezembro Laranja?

Desenvolvido desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja é um movimento que proporciona uma série de iniciativas para conscientizar a população sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da pele - falando sobre a importância de fazer o autoexame e praticar a fotoproteção em suas diferentes formas para reduzir os riscos.

Este ano, a campanha traz o slogan “Se exponha mas não se queime”, que visa informar e ensinar os riscos da doença vindos da exposição ao sol excessiva sem proteção. “Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, esse conjunto de atitudes essenciais para que a exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.

A importância do filtro solar e barreiras físicas para proteger o rosto e corpo contra o câncer da pele

O movimento também pretende conscientizar sobre a aplicação e reaplicação de protetores solares - que precisam ter FPS 30, no mínimo - e, em casos de exposição demasiada, o uso de barreiras físicas, como chapéus de abas largas, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo. É importante lembrar que a hidratação - tanto interna quanto externa - faz parte dessas medidas fotoprotetoras e deve ser feita a todo momento, principalmente em dias mais quentes. Evite também os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

O autoexame é a melhor maneira de descobrir o câncer da pele precocemente 

Orientar a população em identificar os sinais do câncer da pele e prováveis lesões tumorais que já existam também é outro objetivo do Dezembro Laranja e a melhor forma de detectar a doença precocemente é com o autoexame. Ao fazer a técnica regularmente, você terá mais familiaridade com a superfície da sua pele e conseguirá identificar qualquer sinal ou mancha diferente, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado o quanto antes, a doença tem mais chances de ser curada.

Por isso, fique atento aos sinais da sua Pele e previna-se!