Estrias

Quem sofre com estrias sabe como o problema pode ser incômodo! Essencialmente, são cicatrizes derivantes de lesões ocasionadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária de nossa pele. Essas lesões acontecem, normalmente, quando há um estiramento repentino da pele, como acontece na gravidez, por exemplo.

A condição pode afetar os homens, mas também, e principalmente, as mulheres. Mesmo não causando complicação médica alguma na maior parte dos casos, as estrias são motivos para preocupação estética, por conta da aparência que tem, e que, muitas vezes, podem atingir grandes proporções na pele.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ora avermelhadas, brancas, ou arroxeadas, estas pequenas listras ainda geram bastantes dúvidas entre as mulheres. Uma delas é: quais as causas da formação das estrias? Listamos algumas para você entender mais sobre o assunto. Confira!

Causas Da Estria

Em alguns casos, as estrias são mais prováveis e comuns de acontecerem. Listamos 3 casos pra você. Confira!

1) Gravidez

Gravidez é um dos principais fatores causadores da estria, especialmente na região da barriga, já que a pele é esticada durante os 9 meses de gestação.

2) Ganho ou Perda de Peso

O efeito sanfona, bastante conhecido por quem trava uma luta contra a balança, é um grande vilão não só da saúde, como também da pele.

É muito comum o aparecimento de estrias quando há o ganho ou perda de peso, devido ao rápido desenvolvimento da pele esticada. Isso pode ocorrer através de ganho de peso por meio da obesidade, bem como de levantamento de peso. Além disso, a perda de peso rápida pode revelar as estrias. Isso ocorre porque a gordura excessiva ou aumento no músculo esticou a pele por muito tempo.

3) Crescimento Rápido

Um fator que pode contribuir para o desenvolvimento de estrias são as intensas alterações hormonais. As marcas de estrias durante a adolescência geralmente ocorrem em indivíduos saudáveis de peso normal que passam pela puberdade e crescem muito rápido. O desenvolvimento de marcas de estria coincide com as mudanças corporais comuns dos adolescentes, como o alargamento testicular, o desenvolvimento da mama, o crescimento de pelos pubianos e a menstruação.

A condição é mais comum em meninos, partindo do pressuposto de que os meninos crescem mais rápido que as meninas durante a puberdade. O aparecimento de estrias é geralmente entre 14 e 20 anos de idade em homens; e entre 10 e 16 anos de idade em mulheres.

Essas são algumas causas comuns de estrias, mas existem várias outras. Se você possui as marquinhas e tem dúvidas, procure o seu dermatologista para o tratamento mais adequado.

Telefones: 3326-1828 (81) 30322318 (81)981691402 (81)998137276

Pele Dermatologia