Varizes nas pernas

As varizes são filamentos arroxeados ou vasos grossos visíveis na pele, conhecidos como vasinhos e varizes. Elas causam um desconforto horrível: dói ficar em pé, incomoda ficar deitado, e muita gente sente vergonha ao usar uma saia ou vestido mais curto.

A causa mais comum do aparecimento é a hereditariedade, normalmente a falta de proteínas, como elastina e o colágeno é passada do pai para o filho. Quando existe a falta destas substâncias, a parede fica mais frágil e favorece o alargamento.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Entretanto, existem outros fatores que contribuem para o desencadeamento, como uso de pílula anticoncepcional, gestação e reposição hormonal, e outros que acontecem devido às causas mecânicas, como sedentarismo e obesidade.

Quer saber como prevenir as temidas varizes? Acompanhe aqui as dicas para prevení-las nas pernas:

1. Use sapatos confortáveis

Quando uma pessoa veste sapatos desconfortáveis – seja porque o salto é muito alto ou fino, porque são achatados demais ou então devido à numeração errada, por exemplo —, ela tende a pisar de forma errada. Isso prejudica o fluxo sanguíneo do sangue das pernas para o coração e favorece o acúmulo de sangue nos vasos, elevando o risco de varizes.

2. Não vestir roupas íntimas ou acessórios muito apertados

Roupas íntimas  e acessórios, como o sutiã, cintos, meias, não devem ser muito apertados. Caso contrário, eles vão restringir a circulação sanguínea e pode levar a varizes.

3. Praticar atividade física

Praticar atividade física fortalece a musculatura da panturrilha e a mantém em constante atividade de contração. Com isso, o sangue que irriga as pernas consegue voltar para o coração com maior facilidade, não ficando acumulado nos membros, que é a causa das varizes. Lembrando de sempre começar os exercícios com bons alongamentos!

4. Preste atenção à posição de seus pés durante o seu horário de trabalho

Verifique se você não cruza ou dobra seus pés por muito tempo. Evite de apoiar o seu peso corporal por muito tempo sobre os pés . Quando você se senta, você pode tirar seus sapatos e apoiar os pés no chão.

5. Descansando os pés antes de dormir

Antes de dormir, você pode levantar os pés mais elevados do que o seu peito e, em seguida, colocá-los contra a parede enquanto deitada na cama. Depois disso, você pode colocar seus pés sobre o travesseiro para relaxar.

6. Consumir mais fibras e reduzir o sal da dieta

Você pode beber sucos para ajudar a sua circulação sanguínea, bem como o reforço das paredes das veias. Combinações de sucos com aipo, salsa, espinafre, pepino, e alface com podem ser boas referências para você.

7. Parar de fumar

As substâncias presentes no cigarro, como a nicotina, aumentam a viscosidade sanguínea. Com isso, o bombeamento do sangue se torna mais difícil e o sangue tende a se acumular nas veias das pernas, provocando as varizes.

8. Consulte seu dermatologista

Se você possui varizes, algumas opções podem ser úteis como meias especiais, cirurgia para eliminar ou reduzir a veia, esclerose das varizes através de injeção de glicose e laser. O importante é consultar a sua dermatologista para indicar e realizar o tratamento mais adequado.

Pele Dermatologia