Gestação

A gravidez é uma fase de descobrimentos e muitas dúvidas, especialmente, para as mães de primeira viagem, já que tudo é novo - desde os sentimentos e sensações até os cuidados com a saúde da pele. Uma das maiores dúvidas que pairam sobre a cabeça das grávidas é o que ela pode ou não fazer, nesse período. Por ser uma fase delicada, alguns produtos são realmente proibidos, mas é possível, sim, cuidar da sua pele de forma efetiva e sem perigo para o bebê. Quer saber como? Confira!

Foto: SHutterstock

Foto: SHutterstock

Cuidados na gestação

1) Mantenha a pele hidratada

Durante a gravidez, a pele da mulher é submetida a um estiramento constante e progressivo devido ao crescimento do bebê. Por isso, é necessário hidratar o corpo para manter a pele com o máximo possível de elasticidade, evitando o surgimento de estrias. É importante dizer que as áreas que necessitam de maior atenção são seios, barriga, flancos, coxas e glúteos. Assim, o ideal é procurar produtos que contenham glicerina, manteiga de karité, óleo de amêndoas e óleos minerais em sua composição, que são ativos liberados para as gestantes.

Além disso, outro cuidado essencial é o uso do protetor solar. Isso porque o produto com alto FPS e, preferencialmente, com cor, ajuda na prevenção do melasma - surgimento de manchas escuras na pele, comuns durante a gravidez.

2) Use protetor solar

Para evitar o surgimento de manchas é indicado o uso de protetor solar como principal meio de ação preventiva. O ideal é evitar o contato com o sol, passar o filtro solar corretamente e, depois do terceiro trimestre, começar a usar vitamina C tópica. A proteção solar diária é obrigatória. Depois da gestação, se as manchas persistirem, existem substâncias clareadoras e algumas sessões de laser específicos para manchas.

3) Evite o surgimento das varizes

evitar o ganho de peso em excesso, fazer exercícios e usar meia elástica são as maneiras mais fáceis de prevenir as varizes. É importante ficar no limite do peso estipulado pelo médico, enquanto o exercício facilita a circulação de sangue nas pernas

Já as meias elásticas, agem na prevenção do inchaço e vasinhos nas pernas, pois facilitam o direcionamento do sangue das veias superficiais para as veias profundas, que estão no meio do músculo e promovem a volta mais adequadamente do sangue ao coração


4) Consulte seu dermatologista


Para evitar complicações toda grávida só deve se submeter a procedimentos sob orientação médica. Alguns tratamentos como o para acne, por exemplo, não podem ser usados durante a gestação e devem ser substituídos por substâncias seguras. Mas há, sim, substâncias que podem ser usadas nessa fase para o controle da acne e oleosidade, com segurança. Pergunte à sua dermatologista qual o melhor para você.

 

Pele Dermatologia