Água viva

Além dos tradicionais conselhos sobre uso de protetor solar, ingestão de líquidos e cuidados com a correnteza, quem passa as férias na praia deve tomar cuidado para não esbarrar em criaturas nocivas ao nosso corpo. Uma muito comum é a água-viva.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Como proceder?

Caso encoste ou pise em uma água-viva a pessoa nunca deve arremessá-la ou bater no animal, pois poderá haver queimaduras nas mãos, pés e até no rosto. É preciso sair do mar imediatamente quando sentir a ardência ou perceber que encostou em uma água-viva, pois há o risco de ser queimado novamente ou até se afogar, porque a substância tóxica pode causar queda de pressão, além de reação alérgica.

As principais ações que devem ser feitas ao obter uma queimadura por caravela são:

  1. Retirar os tentáculos da água viva utilizando uma pinça ou palito de picolé, por exemplo, e a própria água do mar, porque a água doce pode estimular os tentáculos existentes liberando mais veneno;

  2. Aplicar água do mar, soro fisiológico ou vinagre diretamente no local atingido por 30 segundos, pois neutraliza o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina, álcool ou água doce na região pois podem agravar a irritação;

  3. Aplicar compressas de água fria se a dor e o desconforto se mantiverem.

O cuidado com as crianças tem que ser redobrado,pois elas são mais sensíveis, assim, o veneno da água-viva pode causar intoxicação com mais facilidade.

Normalmente, a dor e o desconforto melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente. Um dermatologista deve ser consultado para esclarecimento e prescrição de terapia adequada para alívio de sintomas mais intensos ou no caso de complicações.

Se a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, cãibras musculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado ir imediatamente ao hospital para avaliar a situação e dar o diagnóstico mais adequado.

Pele Dermatologia