Cuidados com a pele

Para quem já se pegou perguntando "por onde eu começo?" quando o assunto é cuidar da pele, chegou a hora de dar os primeiros passos. Não importa a idade, cuidar do rosto é sempre fundamental, não só porque levanta a autoestima mas também porque evita o envelhecimento precoce, a desidratação, manchas e também, a formação dos indesejados cravos e espinhas - além de deixar a maquiagem do dia a dia impecável. O legal é que cuidar da pele não precisa ser algo demorado ou difícil: basta ter os produtos certos e aprender quais são as necessidades básicas de cada pele. Portanto, rituais diários de cuidados com a pele são fundamentais desde cedo. Confira:

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Proteção Solar

A proteção solar é, sem dúvida, o cuidado mais importante que devemos ter com a pele desde cedo, para retardar o envelhecimento cutâneo. Algumas pessoas, dependendo do tempo de exposição solar, irão apresentar sinais de envelhecimento antes dos 30 anos.

A partir dos 25, a produção de colágeno diminui e é nessa fase que as alterações do DNA, causadas pelo sol, começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento.

Quando começar a cuidar da pele, não esqueça de nenhum dos passos abaixo:

Lave o rosto

Lavar o rosto é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. Procure lavar o rosto pela manhã. Este hábito ajuda a eliminar a oleosidade natural produzida durante o sono. Uma segunda lavagem pode ocorrer no fim do dia, para eliminar a poluição e as impurezas acumuladas. Lembrando sempre, que o sabonete deve ser específico para o seu rosto e tipo de pele. Nada de passar o mesmo do corpo!

Retire a maquiagem

Os produtos que compõem a maquiagem das mulheres podem ser bastante prejudiciais à saúde da pele. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce. Para deixar o rosto limpo, use um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com um sabonete.

DICA: maquiagens à prova d’água são retiradas mais facilmente com produtos à base de óleo.

Hidratar é essencial

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação para equilibrar a produção de sebo. Pessoas com pele oleosa devem usar produtos sem óleo ou em gel. Já as pessoas que têm pele seca ou mista, devem preferir os produtos mais hidratantes.

FPS já!

O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como o melanoma. Por isso, protegê-la diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique protetor solar pela manhã, após o hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a permanência do produto.

Quais são os tratamentos estéticos indicados para a pele jovem?

Nesse período pode ser iniciado o uso da toxina botulínica. O intuito é de prevenção: os músculos são paralizados, impedindo a formação de rugas. Muitas pessoas têm medo de ficar com ar artificial, porém, hoje em dia, a aplicação é feita a fim de deixar a face muito natural.

A limpeza de pele também é uma boa alternativa e pode ser feita uma vez por mês para remover impurezas e cravos. Além do peeling superficial, que pode ser feito a cada três meses.

E não esqueça: visitar o dermatologista 1 vez por ano é essencial! :)

 

 

Pele Dermatologia