Tratamentos para Varizes

Aplicação da Escleroterapia com Ultrassom

Aplicação da Escleroterapia com Ultrassom

As varizes aparecem até três vezes mais em mulheres do que em homens, devido a uma variação hormonal e também por outros fatores determinantes. A gravidez é um deles, por mexer com a quantidade de hormônios que dilatam as veias, o que também atinge quem faz uso de determinadas pílulas anticoncepcionais e pessoas obesas, pois acarreta nessas pessoas as mesmas causas e consequências. A hereditariedade da doença também é decisiva para desencadear o problema.

São muitos os tratamentos voltados para as varizes, mas, qual o mais eficaz e indicado para o seu tratamento? Isso só o seu médico cirurgião vascular poderá diagnosticar, após avaliar o seu caso, mas a gente lista aqui dois tipos de tratamentos para você tomar conhecimento e ficar por dentro do que existe para essa patologia vascular:

1) Escleroterapia com espuma guiada por ultrassom

 Esse é um tipo de tratamento que elimina varizes sem precisar recorrer à cirurgia. A técnica é realizada através da aplicação da Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes até que elas desapareçam. Funciona com as telangiectasias (vasos parecidos com teias de aranha), nas varizes de maior calibre e até mesmo na veia safena. A aplicação deve ser feita pelo cirurgião vascular e não exige internação, podendo ser executada no próprio consultório.  

2) Fotona

o laser é indicado, principalmente, para os pacientes que preferem não encarar tratamentos com agulhas. A recuperação tende a ser rápida, ele age atravessando a pele e queimando/secando a veia. Ele é utilizado em microvarizes, que a agulha da Escleroterapia não consegue alcançar.

 Outra opção é aliar os dois tipos de técnicas para um tratamento mais abrangente e eficiente. Em ambos os tratamentos, existe a eficácia comprovada, e aí fica a cargo do paciente, junto ao seu médico cirurgião vascular, definir qual o mais cômodo e indicado para o seu caso.

Kaline Ximenes