Calvície nas mulheres

A calvície, além de afetar os homens, também pode afetar as mulheres. Conhecida como alopecia androgenética feminina ou alopecia de padrão feminino, a doença é ainda mais complexa que a que ocorre no sexo masculino. 

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A mulher menstrua, engravida, toma anticoncepcional e faz também freqüentes regimes, além de todo o estresse da rotina, que agrava ainda mais o problema capilar. 

A dieta também é um fator fundamental: vitaminas do complexo B, óligo-elementos com Zinco e Cobre e também o Ferro são muito importantes. Lembrando que o cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína. Portanto, dietas pobres em proteínas ou de baixo valor biológico afetam e muito a vitalidade dos cabelos, o que geralmente ocorre em regimes sem supervisão médica.

Logo, uma vida com boa alimentação, lazer e esporte bem dosados é sem dúvida benéfica, não só para os cabelos, mas para todo o organismo.

Quais os tratamentos que podem ser feitos?

Existem hoje vários procedimentos para melhorar o aspecto dos fios e couro cabeludo.

É importante deixar claro que se a causa for genética, nenhum tratamento clínico trará seus fios de volta, mas retardará muito a evolução de sua calvície. Em alguns casos, ocorre um espessamento dos fios, dando uma impressão de que o cabelo aumentou. Veja abaixo alguns dos prcoedimentos mais eficientes:

Minoxidil

Age melhorando a circulação local e conseqüentemente retardando a queda do cabelo . Isoladamente os resultados são limitados, mas associado com outros tratamentos podem ser obtidos bons resultados.

Laser

última tecnologia em termos de tratamento clínico. Estimula a circulação local, retardando a queda e aumentando e espessura dos fios que estavam em processo de calvície.

Mesoterapia capilar

Procedimento para melhorar a calvície e a queda de cabelo no qual é injetado medicação no couro cabeludo. Podem ser usadas diversas substâncias no próprio couro cabeludo.

Vale salientar que é um procedimento que complementa a demais tratamentos, com a finalidade de melhorar os resultados e restaurar o equilíbrio do ciclo capilar. Dentre estes tratamentos, a combinação de intradermoterapia com o laser fracionado está dando ótimos resultados.

Procure o seu dermatologista

Especialmente na mulher, os cabelos têm grande importância relacionada à aparência, à autoestima e até mesmo à identidade social. Portanto, a rarefação dos cabelos (mesmo que parcial) acarreta grande impacto na qualidade de vida das mulheres. Por isso o diagnóstico e o tratamento devem ser estabelecidos o mais precocemente possível, possibilitando o controle do problema em suas fases iniciais.

Possui calvície? Agende a sua consulta com uma de nossas atendentes, através do telefone (81) 33261828 e obtenha um diagnóstico e tratamento correto.

Kaline Ximenes