Tratamentos para clarear a pele

Quem não fica preocupado quando vê uma mancha na pele? Para acabar com o problema, o clareamento é a melhor solução! Seja no rosto, virilha ou axilas, o tratamento, que pode ser feito por meio de lasers, ácidos e até com mudanças na alimentação, deixa a autoestima lá em cima.

Por diversos motivos, as manchinhas na pele afetam quase todas as mulheres. Muitas recorrem aos tratamentos para clarear a pele e amenizar ou eliminar as marcas que surgem devido à idade, à exposição ao sol, à gravidez, dentre outras causas.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Existem muitas alternativas de tratamentos para clarear a pele. Saber qual é a mais adequada requer a consulta e orientação de uma dermatologista, pois é preciso levar em consideração fatores como idade e tipo de pele, por exemplo, para definir a forma mais adequada de livrar-se das manchas.

Tratamentos para clarear a pele

Primeiramente, é importante reforçar que, diferente do que circula pela internet, pomadas hidratantes como Bepantol, Hipoglós e Minâncora, bem como receitas caseiras à base de maisena, açúcar e limão, não clareiam manchas da pele. Então vamos a alguns tratamentos realmente eficazes:

1) Peeling Químico

É um tratamento que obtém bons resultados para solucionar manchas antigas. A partir do uso de ácidos com indicações específicas para cada tipo de pele, o peeling atinge a camada superior da pele, deixando-a mais clara e sem danos. Para esse tratamento, são necessárias cerca de 10 sessões para a pele ficar linda.

2) Clareadores

Substâncias clareadoras como a hidroquinona funcionam como agente despigmentante da pele. São muito usadas para tratar sardas, dermatite e melasmas. Na forma de creme, podem ser utilizadas em casa, pela própria paciente, conforme as orientações da dermatologista. O cosmético penetra na pele e impede que a pigmentação ocorra e cause a mancha.

3) Microroller

É constituído por um cilindro que contém agulhas finíssimas. Aplicado à pele, o microrroller pressiona a cútis para que se formem microlesões e a pele seja obrigada a se regenerar. Isso provoca a renovação do tecido e a produção de colágeno.

4) Spectra Laser Toning

Uma tecnologia recentemente aprovada pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration), e que já é considerada um dos maiores avanços no tratamento das manchas. Foi desenvolvido para o tratamento do melasma e a retirada de lesões pigmentares, sardas, tatuagens, melanoses solares, olheiras marrons e hipercromias. Uma das principais características do Spectra é o tratamento sem dor, possibilitando a volta imediata às rotinas diárias. 

Resultados dos tratamentos

Há casos em que as marcas não desaparecem, e sim clareiam, mesmo após a realização dos tratamentos. Elas permanecem com o novo aspecto por muito tempo, desde que a prevenção solar se torne um hábito, pois pode haver recidiva caso não seja dada a devida atenção à proteção.

Atenção! 

Nenhuma pessoa deve buscar a solução para o problema sozinha, agir por conta própria ou usar um produto somente porque uma amiga ou familiar indicou por ter obtido um bom resultado. Esse tipo de atitude é arriscada e pode ter efeito contrário, ou seja, causar mais danos à pele e à saúde em geral.

Para não correr riscos, é preciso ser responsável e buscar o acompanhamento de um dermatologista nos tratamentos para clarear a pele.

 

Kaline Ximenes