Joelhos e cotovelos

Joelhos e cotovelos são algumas das áreas do corpo que tendem ao ressecamento intenso e ao escurecimento. De tanto se apoiar, a pele fica áspera e com uma aparência não muito bonita, certo? Em casos de ressecamento mais intensos, essas áreas tendem a coçar, descamar e ficar com uma aparência esbranquiçada, que incomoda, e muito, na hora de exibir o corpo. No entanto, é possível minimizar e tratar essas características para conquistar uma pele lisinha, macia e iluminada como você deseja. Para contornar o problema e conquistar uma pele lisa e macia, confira as dicas abaixo!

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Por que áreas como joelho e cotovelos ficam escuras e ressecadas?

Os principais motivos para a pigmentação e desidratação dessas regiões são a falta de hidratação do local, a exposição solar excessiva e sem proteção, além do atrito constante com os tecidos das roupas e apoios e até mesmo fatores genéticos. Quem mora em lugares mais frios, por exemplo, tende a ficar com os joelhos e cotovelos ainda mais secos, sendo necessário intensificar mais a hidratação.

 

Como prevenir que joelhos e cotovelos fiquem escuros e ressecados?

Para manter a pele saudável não se deve em hipótese alguma deixar de lado a  proteção solar e a hidratação. O FPS deve ser, no mínimo, 30; e a hidratação de acordo com suas necessidades. Fique atenta também à temperatura do banho, já que a água quente aumenta o ressecamento. Por isso, opte pela ducha fria ou morna. Além disso, prefira roupas mais leves e soltas, que permitam a respiração da pele.

 

Como tratar o problema?

Se você deseja clarear as áreas pigmentadas, o primeiro passo é identificar qual fator principal causa o escurecimento e ressecamento da região e, para isso, é preciso marcar uma consulta com o dermatologista. Produtos com pantenol e manteiga de karité, por exemplo, ajudam na regeneração das células e na recuperação da barreira de proteção natural da pele.

  • Esfoliação 1 vez por semana melhora a textura e clareia a pele

Para quem já sofre com os joelhos e com os cotovelos escuros, contornar o problema pode ser menos difícil que aparenta. Uma dica é fazer uma esfoliação no banho, uma vez por semana, para retirar as células mortas e as partículas esbranquiçadas da pele causadas devido a coceira.

Vale usar um esfoliante corporal que tenha uma textura hidratante para não ressecar ainda mais a pele dessas áreas. Após passar o sabonete, aplique o produto nos joelhos e nos cotovelos com movimentos circulares.Nessa hora, uma bucha vegetal pode ajudar a retirar as pelinhas ressecadas. Depois, é só enxaguar.

Lembre-se que a água do banho não pode ser muito quente, já que a alta temperatura também contribui para o ressecamento da pele. A técnica de esfoliar os joelhos e os cotovelos deixa a pele mais fina, renovada e, consequentemente, mais clara e uniforme ao longo do tempo.

Fica a dica! Agora é só cuidar da pele direitinho, e qualquer sensação esquisita, é pegar o telefone e marcar uma consulta com o seu dermatologista! :D

Kaline Ximenes