Dermatoscopia de Couro Cabeludo

A perda de cabelo é um sintoma que atinge a muita gente. Afinamento dos fios, perda de volume, áreas ovaladas sem cabelo e até regiões mais amplas são apenas algumas das manifestações que podem indicar doenças do couro cabeludo. Quem sofre com o problema pode se animar, quase todas essas causas têm tratamentos e tudo começa com o diagnóstico do dermatologista.

Dermatoscopia do couro cabeludo

O que auxilia e muito o médico especializado é a Dermatoscopia de Couro Cabeludo, um recurso eficiente e rápido, dura apenas cinco minutos, e diz muito sobre cada caso. O aparelho microscópio mostra o couro cabeludo e permite a investigação do que tem de errado, além de ajudar na diferenciação de doenças como alopecia androgenética e eflúvio telógeno.

O procedimento auxilia também para que os dermatologistas expliquem de forma didática aos pacientes o quadro clínico que apresentam. O exame é recomendado inclusive para crianças que apresentam sintomas. “É possível começar a ficar calvo com 10 ou 12 anos de idade. Então, se você ou seu filho apresentam sintomas, procure um dermatologista imediatamente. Calvície tem tratamento e pode sim ser retardada ou evitada”, afirma Dra. Gleyce Fortaleza.

Saiba mais das doenças mais comuns:

Alopecia androgenética ou Calvície

- forma de perda capilar geneticamente determinada;

- homens e mulheres podem sofrer sintomas;

- o primeiro sintoma é o afinamento dos fios até desapareceram por completo em algumas regiões, podendo ser áreas maiores ou menores, em diferentes posições do couro cabelo.

Eflúvio telógeno

- principal sintoma é a queda de cabelo;

- existem dois tipos: Eflúvio Telógeno Agudo (casos de sintomas passageiros) e Eflúvio Telógeno Crônico (sintomas de longo prazo);

- causa relacionada a algum evento que ocorreu até três meses antes da queda. Os eventos mais associados à queda são: pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica, por conta da perda de sangue e do estresse metabólico, além do estresse.

Se você está com sintomas de perda dos fios, agende uma consulta de avaliação na Clínica Pele Recife, faça o exame de Dermatoscopia do Couro Cabeludo e comece agora o seu tratamento. 

Kaline Ximenes